No mês de agosto, as transações imobiliárias efetuaram-se a um ritmo mais lento e foi preciso investir bastante para chegar a quem queria comprar e vender casa, por isso, visto que já estamos em meados de setembro, é tempo de preparar os próximos meses para fechar bons negócios.
Perante a atualidade económica e financeira, marcada pelas elevadas taxas dos juros, isto é um desafio, mas há vantagens em comprar e vender casa, por isso, só tem de descobrir como comunicar de forma eficiente com os clientes.
Eis algumas estratégias!
- Atualmente, os compradores e os vendedores têm acesso à informação sobre o processo de compra e de venda, por isso, transmita informação selecionada e exclusiva sobre o mercado imobiliário que acrescente valor ao que já se sabe.
- Mostre as vantagens de fazer determinado negócio no setor imobiliário, ou seja, solucione o problema, enfrente o desafio e aborde as questões de diferentes perspetivas (positivas).
Ao comprador, evidencie que:
» atualmente, os imóveis permanecem mais tempo no mercado, o que facilita a negociação e aumenta a oferta;
» o ajustamento no custo dos imóveis residenciais pode permitir comprar a sua casa de sonho;
» comprar casa numa localização diferente da desejada pode tornar-se numa agradável surpresa.
Ao vendedor, explique que:
» os preços podem baixar ainda mais, por isso, se precisa ou quer vender uma casa, deve fazê-lo o quanto antes;
» há procura e poder de compra, por isso, deve aproveitar para apresentar uma boa proposta;
» se quer trocar de casa, pode fazer um ótimo negócio devido ao ajustamento dos preços;
» se baixar um pouco o preço da casa pode vendê-la mais rapidamente e fechar um excelente negócio.
- Mostre disponibilidade para procurar a MELHOR solução para compradores e vendedores! Use a perspicácia, a criatividade e bons argumentos, fale com otimismo, apresente soluções concretas e explique que o mercado imobiliário mudou.
- Foque-se em comunicar uma solução (em tirar as dores ao cliente)!
- Posicione-se como especialista em transações imobiliárias num nicho de mercado e prepare um discurso que produza impacto nesses clientes, por exemplo, fale sobre as situações que resolveu em termos de compra e de venda de imóveis.
- Defina uma estratégia!
» Que clientes procura? Compradores, vendedores, senhorios, inquilinos ou investidores?
» Quais são as preocupações dos seus clientes? O financiamento, o custo das casas ou o preço de venda?
» Como os pode apoiar? Que soluções pode apresentar?
» Como vai chegar aos seus clientes? Via email, chamadas telefónicas, anúncios ou redes sociais?
Está pronto para fechar mais e melhores negócios?